sábado, 15 de janeiro de 2011

Animações Brasileiras no Cinema - O Que Vem Por Aí: Lutas, de Luiz Bolognesi

VITOR DRUMOND
"Brasil Animado 3D", de Mariana Caltabiano, vai estrear nos cinemas em 21 de janeiro em um esquema grande de lançamento. Pelo menos, se formos pensar na média das estreias de animações brasileiras. Serão 250 cópias por todo o Brasil. Ontem, o filme foi a matéria de capa do O Globo (clique aqui para ler). Mas este não parece ser um fenômeno isolado. Vários outros longas de animação nacional estão sendo produzidos e muitos deles já tem data de estreia. É o caso de Lutas, de Luiz Bolognesi.



Bolognesi é um dos roteiristas mais importantes do país. São dele os roteitos de "Bicho de Sete Cabeças", "Chega de Saudade", "Terra Vermelha" e "As Melhores Coisas do Mundo". "Lutas" é sua estreia na direção de longas de ficção.

Porque estrear na direção com uma animação? Com roteirista, o que mais parece ter atraído Bolognesi é o fato do desenho animado permitir contar qualquer história. Quando se faz um live-action existe uma série de limitações. Na animação, o impossível se torna possível. E a história de "Lutas", a princípio, parece ambiciosa.



O protagonista, dublado pelo onipresente Selton Mello, é um personagem de 600 anos. Ele tem um grande amor (dublada por Camila Pitanga). E, a cada vida dela, ele precisa reconquistá-la. Essa saga romântica tem como contexto a história do nosso país. E, como um personagem imortal, ele passa por vários trechos essenciais da formação de nossa nação. Passa pelas batalhas de tribos indígenas rivais, antes mesmo da chegada dos europeus ao Brasil. Passa pela Balaiada, revolta popular ocorrida entre 1838 e 1841. Passa pela ditadura militar. E, também, passa por 2096, quando o país estará em guerra por causa da água.



"Lutas" chegará aos cinemas em 02 de setembro. Uma data que não parece ser a ideal para o diretor. O filme é voltado para o público adolescente e o recesso escolar seria a época perfeita para lançá-lo. Mas com salas de cinema ocupadas por "Capitão América", "Harry Potter" e "Transformers", a produção seria uma mosquinha dentro de um duelo de gigantes. Talvez seja uma postura de lançamento que um dia vai mudar. Mas, por enquanto, o remédio é ficar satisfeito com a possibilidade de ser visto em tela grande.

As imagens ao decorrer deste post são todas do filme.


VITOR DRUMOND / Author & Editor

...

3 comentários:

  1. Magnifico! Gostaria de saber se tem como vocês colocarem qual estúdio que criou o filme.
    Também se é possível entrevistas com pessoas que participaram do filme, dubladores, animadores etc... Acho esse rumo que animação brasileira está tomando fantástico e pelas imagens acima fico muito feliz porque a qualidade brazuca está pra ninguém botar defeito.

    Tem trailer no youtube?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. É, a animação está em um caminho ascendente no Brasil, certamente.

    Então. Tem trailer sim. Deixei passar. Mas acabei de postá-lo por aqui.

    O filme é produzido pela Buriti Filmes e pela Gullane. Com co-produção da Europa Filmes, Lightstar Studios e Mondo Cane Filmes.

    ResponderExcluir
  3. Eu dei uma olhada no trailer desse filme e animação parece boa! Espero que o roteiro tenha inicio, meio e fim... rsrs sabe como é,né? Filme Brasileiro tem essa maniasinha de suspense no final... só suano vio? '-'

    ResponderExcluir

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Distributed By Gooyaabi Templates